csportugal home 20anos

Dicas e Sugestões para um Nariz Limpinho

Com o inverno e o tempo mais frio, as constipações e gripes são mais frequentes, estando-lhes associadas dificuldades respiratórias, tosse e até algumas alergias.

Assim, nesta altura do ano, todos os cuidados são poucos para proteger os mais pequenotes, cujo sistema imunitário se encontra menos desenvolvido e, como tal, a sua vulnerabilidade para contrair este tipo de patologias é maior.

Narizes ora entupidos ora a pingar são uma constante e começa aqui a dificuldade dos pais em conseguir ensinar ao seus filhos como assoar-se. A verdade é que a grande maioria das crianças não consegue fazê-lo e acabam por ficar com o nariz obstruído e com secreções, impedindo-os de respirarem bem.

Cada criança é um caso, mas normalmente só depois dos 6 anos é que adquirem a técnica de se assoar. Até lá, são mais as tentativas em vão por parte dos pais de, entre outras coisas, conseguir explicar que o ar pode passar pelo nariz. Este aspeto é muito importante, pois a partir do momento em que as crianças percebem isso, o ato de se assoar tornar-se-á algo natural para eles.

Uma sugestão: mostre-lhes que, para além de conseguirem soprar o ar pela boca, também poderão fazê-lo pelo nariz, bastando para isso fechar a boca. Pode até demorar algum tempo, mas vai ver que quando eles perceberem isto será tudo mais fácil! Diga-lhes que não precisam de fazer muita força e demonstre-lhes o quão simples é.

Se para nós adultos é aborrecido e incómodo sentirmo-nos engripados, imagine o que é para uma criança sentir uma sensação de desconforto, menos energia e, por vezes, dificuldades na respiração.

Para minorar este mau–estar, aqui ficam algumas dicas que poderão aliviar o seu bebé/criança:

  • Manter o bebé/criança bem hidratada;
  • Fazer a limpeza e desobstrução do nariz;
  • Respeitar o repouso do bebé/criança;
  • Não a vestir com roupa excessivamente quente para evitar que transpire em demasia;
  • A casa deve estar a uma temperatura amena, a rondar os 23º.